sábado, 14 de agosto de 2010

Ferrovia Norte - Sul

Ferrovia Norte-Sul terá duas bitolas entre Anápolis e Uruaçu
25-03-2010 11:03:20


Nesta e nas demais imagens, veja dormentes, trilhos, bitolas da
Norte-Sul no solo uruaçuense, em fotos de 10 de fevereiro último


Mesmo que em ritmo lento, obras da FNS prosseguem em Uruaçu,
na região, outras partes do Estado e do Brasil


Ferrovia Norte-Sul em Uruaçu, uma realidade aguardada há anos.
Foto de 10/02/10 mostra o lançamento oficial (etapa uruaçuense) da
montagem de dormentes e trilhos, por parte de autoridades e operários


Uruaçu integra trecho com Palmas-TO; e, com Anápolis (esse
pedaço de Norte-Sul aqui pertence ao trecho com Anápolis, nas
imediações da GO-237 [Uruaçu-Niquelândia], próximo a
localidade conhecida como Tapera)


Em poucos anos, a cidade de Uruaçu abrigará trechos de
diferentes vias férreas: Norte-Sul (foto) e Leste-Oeste,
além de estar interligada com a Ferrovia Centro-Atlântica
e outras Ferrovias

O trecho entre Anápolis e Uruaçu da Ferrovia Norte-Sul (FNS) terá bitola mista (distância entre os trilhos), uma delas de um metro para a circulação dos trens da Ferrovia Centro-Atlântica e a outra de 1,6 metro para os trens da Norte-Sul.
A informação foi dada ontem pelo engenheiro Wilsom Tadashi Shimura, superintendente de estudos e projetos da Valec Engenharia, Construções e Ferrovias S.A..
Durante reunião no Porto Seco de Anápolis, da qual participaram o engenheiro Luiz Antonio Naresi, também da Valec; Delano Cavalcanti Calixto, diretor técnico da Goiás Parcerias; Oton Nascimento, secretário estadual do Planejamento e Desenvolvimento; e, o superintendente do Porto Seco de Anápolis, Édson Tavares.
Na reunião, os técnicos da Valec anunciaram uma série de atualizações no projeto da estação de transbordo de Anápolis, feito há oito anos. De acordo com Édson Tavares, a principal alteração está em colocar o trajeto da ferrovia passando por um pátio que vai contemplar a Estação Aduaneira e a Plataforma Logística Muldidal, que inclui o Aeroporto de Cargas e o entreposto da Zona Franca de Manaus. Pelo projeto original, a Ferrovia passava por fora até do Porto Seco.
“Será construído também um terminal de conteiners e várias linhas, todas com bitola mista, para facilitar a operação de cargas dentro do pátio”, relatou Édson Tavares, lembrando que serão construídos ainda três terminais distintos - um para biodíesel e etanol, um para grãos e outro para as demais cargas.
As adaptações vão incluir também a construção de uma elevatória no cruzamento da Ferrovia com a GO-330, próximo do Laboratório Teuto, com os carros passando por cima da ferrovia.
O engenheiro Wilsom Shimura não precisou um prazo para o reinício das obras da Norte-Sul no trecho urbano de Anápolis, que está paralisado desde o ano passado, devido ao surgimento de nascentes em parte do túnel que passa sob o trevo do Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA). Mas sobre as adaptações, o engenheiro acredita que em no máximo 60 dias as obras serão iniciadas.
O superintendente do Porto Seco considerou a reunião proveitosa, destacando o anúncio das bitolas mistas até Uruaçu como de grande importância para toda região. “Isto significa que os trens da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA) poderão chegar até Uruaçu, fazendo uma ligação direta dessa região com o Sul e o Sudeste do país”.
A reunião de ontem foi acertada pelo secretário de planejamento, Oton Nascimento, durante uma reunião com o diretor de engenharia da Valec, Jorge Mesquita, ocorrida no início deste mês, no Rio Janeiro-RJ. De acordo com o secretário, os técnicos consideraram válidas as observações feitas no projeto original, reconhecendo que hoje a demanda por logística tem uma nova dimensão.

Assessoria de Comunicação Social - Prefeitura de Uruaçu
Transcrito do jornal O Popular (Goiânia-GO) - Paulo Nunes Gonçalves, desta data
Postagem: março/2010

Um comentário:

  1. ”Alternativa tecnicamente melhor entre Anápolis-GO e Panorama-SP de expansão e trajeto da ferrovia Norte Sul EF-151.”

    1ª fase Interligar a ferrovia N/S em GO com a FCA existente passando pelas cidades de Araguari, Uberlândia, Uberaba-MG que hoje se encontram operando somente em bitola métrica, com a implantação de bitola mista, até o ponto que se encontram com a bitola larga em Campinas-SP.

    2ª fase Interligar em linha paralela com a N/S passando por Anápolis, Itumbiara-GO, Monte Alegre de Minas, Prata e Frutal-MG e adentrando pelo centro norte de SP na cidade de Colômbia, e seguindo por Barretos, Bebedouro, Jaboticabal, até Araraquara -SP, por uma ferrovia existente já em bitola 1,6 m, ambos os trajetos (fases) como função de linhas troncos.

    Fica aí já definida uma potencial rota para trens regionais de passageiros de médio e longo percurso São Paulo - Brasília, passando por muitas destas cidades citadas entre outras, além de um trajeto coerente para cargas, (dupla função) com o fator de sazonalidade igual a zero.

    Ligação MG com o porto da Bahia utilizando parte de trechos desativados no passado.

    Ramal de ligação do município de Lucas do Rio Verde-MT a Uruaçu-GO interligando com a N/S.

    Ramal de ligação de Bacarena / Belém-PA a Açailândia / São Luís-MA ~450 km interligando com a N/S, para navegação de cabotagem EF-151.

    Ligação de Porto Murtinho-MS a Panorama-SP ~750km e a partir daí interligando com a N/S, pelo interior de São Paulo até Colômbia por ferrovia existente com a N/S, EF-151.

    Não coloquei como prioridade 0ª fase a urgência da entrada em operação do trecho pronto da N/S que de tão obvio se torna um absurdo estas providencias.

    A maior parte destas propostas é a de se utilizar ao máximo os trechos ferroviários existentes que se encontram desativados ou subutilizados, e os trechos novos complementares se limitam a;

    1-Ligação fer. N/S Anápolis / Itumbiara-GO Colômbia-SP ~350 km.
    2-Ramal de ligação do município de Lucas do Rio Verde-MT a Uruaçu-GO interligando com a N/S.
    3-Ramal de ligação de Bacarena-PA ao Açailândia-MA ~450km para navegação de cabotagem interligando com a N/S.
    4-Ligação de Porto Murtinho-MS a Panorama-SP ~750km interligando com a N/S, EF-267 pelo interior de São Paulo por ferrovia existente, que já se encontram interligadas com a N/S em Araraquara.

    Notas:
    Iª Define a cidade de Panorama-SP de onde deve partir rumo ao Sul da continuação da fer. N/S.

    Este texto se complementa com o "Como conseguir 700 km de ferrovia a custo mínimo" de Paulo Roberto Filomeno

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